quarta-feira, 23 de abril de 2014

"O Pequeno Grande Teatro" Contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua 2013

Fotos de Divulgação

O Projeto de Circulação "O Pequeno Grande Teatro - O Mundo Precisa de Teatro Lambe-lambe, como as Cidades Precisam de Bicicletas" foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2013. Com este prêmio a Cia Mala Caixeta ira realizar em 2014 cerca de 20 apresentações por toda São Paulo, Grande São Paulo e interior Paulista.

As cidades contempladas são: São Paulo/Capital (Zonas Leste, Oeste, Norte e Sul), também foram contemplados os municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santo André e Suzano. A intervenção passará pelas cidades do interior como: Itu, Guararema, São Roque e no litoral Paulista em Santos. 

"Esta intervenção de teatro lambe-lambe constitui um projeto nômade e portátil visando a conquista de novos públicos a integração de novas linguagens e sugerindo o acesso do publico a outros tipos de espetáculos teatrais" conta Paulo Henrique Alves e Verônica Giordano, criadores da Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa. 

              Mas o que é Teatro Lambe-lambe?

Fotos de Divulgação
O  Teatro lambe-lambe é um teatro em miniatura feito dentro de uma caixa apoiada sobre um tripé onde por uma fresta o espectador assiste a espetáculos de curta duração, tanto o espectador quanto o ator/manipulador tem a cabeça coberta por um pano e escutam a trilha sonora do espetáculo por fones de ouvido. 

As precursoras deste Gênero Teatral foram as bonequeiras Ismeni Lima e Denise Santos, na Bahia, em 1989. As duas seguem até hoje divulgando o teatro lambe-lambe e inspirando diversas Cia pelo Brasil e mundo afora.

Foto de Divulgação
A Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa desde 2012 vem se apropriando desta técnica e procura contribuir com novos elementos para o seu desenvolvimento, desde a concepção artista até a criação visual e a hibridização de outras linguagens. As cenas criadas para "O Pequeno Grande Teatro" utiliza-se de Toy Theater (Teatro de Brinquedo) para encenar clássicos da Literatura Mundial dentro das "casinhas" que são verdadeiros teatros em miniatura com direito a orquestra, iluminação, trilha sonora, banco para o espectador, enfim, foi convertido tudo que existe em um teatro em tamanho real para um teatro em pequena escala. É um teatro único e pessoal, feito apenas para um espectador por vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário